Jogadores Anónimos

O jogo pode ser sinónimo de descontracção, divertimento, lucro e até terapia. Falamos em qualquer tipo de jogo: jogos de cartas, casino, poker, etc. No entanto, o jogo também apresenta uma outra vertente; bem mais perigosa.

O jogo pode efectivamente causar vicio, dependência e poderá até destruir a vida familiar. Para tudo na vida, é preciso um equilíbrio, e o jogo não foge à regra. É por isto que por todo o mundo existem os jogadores anónimos. Assim como existe um grupo de entreajuda para o álcool (alcoólicos anónimos), existe também para o jogo.

Os jogadores anónimos surgiram naturalmente pelo problema do jogo nas pessoas. Em 1957, duas pessoas encontraram-se casualmente e falaram sobre um problema em comum: o vício do jogo e como este afectava a suas vidas particulares. Ambos concluíram que para lutar contra este problema e evitar recaídas eram necessárias mudanças profundas de carácter e acompanhamento espiritual e social.

Passado um tempo, ambos concluíram que estavam de facto a ver progressos e decidiram com a ajuda de outros amigos do meio jornalístico e televisivo iniciar o movimento dos Jogadores anónimos. Hoje em dia, um pouco por todo o mundo, existem centros de ajuda e acompanhamento para os jogadores anónimos.

Os jogadores portugueses e brasileiros estão claramente incluídos neste grupo. Sendo dois países com alta percentagem de amantes do jogo tradicional e online, é até normal haver muitos jogadores compulsivos. Cada vez mais se vêem reportagens de jovens que desistem dos estudos e perdem os seus casamentos devido ao vício do jogo.

Em Portugal, é possível consultar o site www.janonimos.org para obter mais ajuda. Existem três centros (Lisboa, Porto e Parede), onde todos aqueles que precisem de ajuda podem se dirigir a participar nas sessões. Mesmo através do telefone e email é possível pedir ajuda e solicitar conselhos. O próprio site apresenta várias secções de ajuda e de reconhecimento do problema.

No Brasil, o site www.jogadoresanonimos.com serve de apoio a todos os que tenham problemas graves com o jogo. Para além de conselhos e muitas páginas de apoio, o site vem apetrechado de recursos úteis para quem padece desta situação e precisa de ajuda. No Brasil, os jogadores com problemas com jogo podem se dirigir aos mais de 20 centros existentes no país. É possível consultar todas as moradas no site.

Em ambos os sites, o jogador pode encontrar textos de ajuda onde se refere algumas das etapas e o direito ao anonimato. Os grupos visam ajudar todos aqueles que tenham e mais importante…admitam que possuem um problema. A taxa de sucesso tem sido bastante interessante e é ate possível verificar no site alguns testemunhos.

Esteja no Brasil ou em Portugal, saiba que existem sites e centros de ajuda que o podem auxiliar a vencer o problema. Se sente que pensa demais em jogo e tem perdido algumas coisas importantes na sua vida não hesite em visitar os sites e em ler alguns dos textos.

Se se identificar com algum aspecto não tenha problemas em contactar pois os Jogadores Anónimos ajudam pessoas com este problema há quase 50 anos.